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Nossas práticas físicas e criativas

teste

“Oh brâmanes, preparei-me assim para dar uma representação na qual entravam os diferentes estilos dramáticos, o poético, o grandioso e o patético.”

(Bharata-natya-shastra)

Preparo físico, Vocal e Criativo

A partir da técnica GDS de reeducação de movimento, o treinamento contempla alongamentos estruturadores das funções e dos segmentos osteomusculares; práticas de conscientização e exercício dos vetores de organização presentes no corpo; sequências de movimento para estímulo das tipologias psicomotoras e ajuste das tensões musculares; de movimentos para ativação de mobilidade articular. Práticas de escovação do corpo e de estímulo da pele com o uso de óleos também são usados para ativar a percepção sensorial do ator para entrar em cena. O treinamento vocal estrutura a função corporal e vibratória da fala, organizando e tornando concretas as bases de apoio, projeção e articulação. O trabalho vocal também permeia todo trabalho criativo, buscando sempre a conexão da expressividade da voz e do corpo de forma absolutamente integrados.

Abordagem psicofísica

A partir de exercícios e abordagens propostas por Grotowski, o treinamento propõe a investigação do processo de conexão das emoções com o corpo e a voz. Através de exercícios corporais específicos como o gato, inversões e rolamentos evoca-se pensamentos e sentimentos que ajudam o corpo a entrar em contato com o mundo interno.

Pontos de Vista

Espaço/ Tempo/ Forma/ Movimento/ Lógica/ Emoção.
Com exercícios de percepção, sensação, movimento e escuta (originados por Mary Overlie e elaborados por Wendell Beavers, coreógrafas e bailarinas), onde os seis pontos de vista são abordados de maneira horizontal, sem hierarquia, para despertar um olhar atento sob todos os ângulos. Este olhar torna o criador mais hábil em verificar a realidade e brincar com ela, já que pode dar mais importância a cada elemento, em diferentes momentos. Experimentando cada elemento e os colocando juntos, pode-se improvisar e desenvolver temas, relações e marcação de cenas.

Improvisação – Rio

O “rio” é uma improvisação de movimentos que é uma resposta do ator a um estímulo real ou imaginário, que cria a base do diálogo entre o que está dentro e o que está fora de si; como treinamento é importante para descobrir quais imagens funcionam; além disso, é utilizado como preparo para um estado de escuta e percepção que deve estar bem aguçado, para que a “re-presentação” seja de fato viva, no aqui-agora.


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