Práticas físicas e criativas

A pesquisa estética mantida pelo grupo tem como pedra fundamental a presença do ator em cena

O treinamento artístico tem o objetivo de trabalhar esta presença, através de um trabalho físico intenso que aprofunde uma base de conscientização corporal e de expressão, por meio da técnica das cadeias musculares GDS.

O treinamento criativo baseia-se numa abordagem psicofísica, a partir de práticas propostas por Jerzi Grotowski na investigação do processo de conexão das emoções com o corpo e a voz.

Os Pontos de Vista, da técnica View Points, originados por Mary Overlie e elaborados por Wendell Beavers, são tema de exploração do grupo há oito anos no aspecto da composição. A companhia também desenvolveu uma base de diálogo para aguçar a percepção de como as formas externas influenciam o mundo interno do ator e vice-versa.

“Se encontro o lugar certo dentro de mim mesmo, no momento em que me dirijo ao Outro, o Outro poderá encontrar o lugar certo em si mesmo e assim poderemos nos comunicar. Porque a comunicação é antes de mais nada a correspondência dos lugares justos em mim mesmo e no Outro, que é o fundamento da verdadeira comunhão, além de toda mentira ou de todo desejo de manipulação do Outro.”

- Basarab Nicolescu em Manifestro da Transdisciplinaridade